Eclipse solar parcial
Registro do eclipse solar parcial |
No dia 14 de dezembro deste ano ocorreu um eclipse solar total, o qual foi visível apenas parcialmente na região do Nordeste brasileiro. Este evento astronômico acontece quando a Lua fica entre a Terra e Sol, ocultando uma parte (eclipse parcial) ou todo (eclipse total) o disco solar.
Na ocasião, a equipe da Sociedade Astronômica Hipátia de Alexandria (SAHA) realizou uma sequência de imagens do evento que teve início por volta das 14:11 hs (horário local) estendendo-se até as 14:59 hs. A atividade ocorreu no município de Cacimbinhas-AL e foi desenvolvida pelo coordenador do clube, o professor Jenivaldo Lisboa, como forma de registro e divulgação junto aos demais membros que, diante do período de pandemia, não tiveram a oportunidade de visualizar o eclipse por meio do telescópio.
Para isto foi utilizado o método de projeção com uso de um anteparo feito a partir de papelão, papel, cola, cano PVC e fita isolante. Este foi acoplado em um telescópio refrator f/10 com distância focal de 700 mm e com uma ocular de 25 mm, tendo sido realizada uma redução da abertura para 40 mm.
Anteparo utilizado para projeção solar |
É importante destacar que a SAHA é um dos clubes participantes do projeto "O Clube de Astronomia da minha Escola" (PCAME) coordenado pelo Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL). O clube é sediado na Escola Estadual Muniz Falcão (E.E.M.F.), onde atua na divulgação e ensino de astronomia junto a estudantes da rede estadual de ensino. O PCAME trata-se de um projeto pioneiro em nosso país que visa estimular a criação de clubes escolares de astronomia em Alagoas, possibilitando o avanço da ciência em nosso estado.
Comentários
Postar um comentário