Eclipse solar parcial

Registro do eclipse solar parcial


    No dia 14 de dezembro deste ano ocorreu um eclipse solar total, o qual foi visível apenas parcialmente na região do Nordeste brasileiro. Este evento astronômico acontece quando a Lua fica entre a Terra e Sol, ocultando uma parte (eclipse parcial) ou todo (eclipse total) o disco solar.
    Na ocasião, a equipe da Sociedade Astronômica Hipátia de Alexandria (SAHA) realizou uma sequência de imagens do evento que teve início por volta das 14:11 hs (horário local) estendendo-se até as 14:59 hs. A atividade ocorreu no município de Cacimbinhas-AL e foi desenvolvida pelo coordenador do clube, o professor Jenivaldo Lisboa, como forma de registro e divulgação junto aos demais membros que, diante do período de pandemia, não tiveram a oportunidade de visualizar o eclipse por meio do telescópio.
    Para isto foi utilizado o método de projeção com uso de um anteparo feito a partir de papelão, papel, cola, cano PVC e fita isolante. Este foi acoplado em um telescópio refrator f/10 com distância focal de 700 mm e com uma ocular de 25 mm, tendo sido realizada uma redução da abertura para 40 mm.
Anteparo utilizado para projeção solar

    É importante destacar que a SAHA é um dos clubes participantes do projeto "O Clube de Astronomia da minha Escola" (PCAME) coordenado pelo Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL). O clube é sediado na Escola Estadual Muniz Falcão (E.E.M.F.), onde atua na divulgação e ensino de astronomia junto a estudantes da rede estadual de ensino. O PCAME trata-se de um projeto pioneiro em nosso país que visa estimular a criação de clubes escolares de astronomia em Alagoas, possibilitando o avanço da ciência em nosso estado.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontro sobre as escalas do Sistema Solar

Realização de estudo fotométrico sobre eta Aquila

Observação Solar em comemoração ao Dia Nacional da Astronomia