Conjunção de Gigantes
No dia 21 de dezembro de 2020 ocorreu a conjunção entre os planetas Júpiter e Saturno, porém este encontro ocorreu de uma forma rara, alcançando uma separação de seis minutos de arco. A última vez que isto aconteceu foi há cerca de 397 anos atrás e a próxima aproximação similar a que observou-se este ano somente ocorrerá no ano de 2080. Diante deste fato, foram realizadas diversas campanhas de observação do fenômeno em todo o mundo, o que nos conduziu a promover o registro fotográfico da conjunção a partir da análise da aproximação entre os dois planetas com e sem o uso de telescópio.
Esta prática visa demonstrar a possibilidade de se desenvolver trabalhos em astrofotografia mesmo sem dispor de telescópios, de modo a incentivar a participação de estudantes interessados em desenvolver atividades ligadas à astronomia. Além disso, permite a divulgação destes eventos durante este período de pandemia, no qual as atividades presenciais devem ser evitadas como forma contenção do contágio pelo coronavírus.
Por fim, é importante destacar que a SAHA é um dos clubes participantes do projeto "O Clube de Astronomia da minha Escola" (PCAME) coordenado pelo Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL). O clube é sediado na Escola Estadual Muniz Falcão (E.E.M.F.), onde atua na divulgação e ensino de astronomia junto a estudantes da rede estadual de ensino. O PCAME trata-se de um projeto pioneiro em nosso país que visa estimular a criação de clubes escolares de astronomia em Alagoas, possibilitando o avanço da ciência em nosso estado.
Comentários
Postar um comentário