Dia Internacional da Cosmonáutica

      Durante muito tempo a viagem do homem ao espaço foi apenas um sonho, um desejo de conhecer o que existe além do nosso planeta, o qual pode ser concretizado no dia 12 de abril de 1961 através do lançamento da Vostok I, na qual encontrava-se o cosmonauta soviético Yuri Gargarin. Este dia marcou o início da participação do homem na exploração espacial, sendo comemorado internacionalmente como o Dia da Cosmonáutica.
     Durante este período a tensão entre EUA e a antiga União Soviética gerada pela corrida armamentista da Guerra Fria estimulou o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais, tendo sido os soviéticos os primeiros a enviar um satélite e um ser vivo, a cadela Laika, ao espaço. Isto desencadeou uma constante competição entre estas potências mundiais, fazendo com que os programas espaciais russo e americano se desenvolvessem constantemente. Neste cenário, o jovem Gargarin, descendente de camponeses e tenente da Força Aérea Soviética, foi escolhido após uma rigorosa seleção para ser o primeiro homem a ir ao espaço.
     E foi a bordo da Vostok I que Yuri Gargarin proferiu sua célebre frase:
"A Terra é azul."
     Com seu heroísmo, Gargarin abriu as portas para o envio do homem ao espaço, tendo sua história tornado-se tema do filme "Gargarin: O Primeiro no Espaço", o qual possibilita às novas gerações conhecer um pouco das dificuldades e glórias geradas por este grande feito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontro sobre as escalas do Sistema Solar

Realização de estudo fotométrico sobre eta Aquila

Observação Solar em comemoração ao Dia Nacional da Astronomia