7 anos de fundação da SAHA

     No dia 28 de março deste ano, a Sociedade Astronômica Hipátia de Alexandria (SAHA) completou 7 anos desde sua fundação na Escola Estadual Muniz Falcão (EEMF) em Cacimbinhas-AL. O clube foi formado inicialmente com o nome de Clube de Astronomia Valentina Tereshkova (CAVT), em alusão ao evento "Semana Valentina" durante o qual houve o contato entre os professores Jenivaldo Lisboa, André Pereira e Adriano Aubert, possibilitando o planejamento da primeira noite astronômica da EEMF.

Fundação da SAHA na E.E. Muniz Falcão - Cacimbinhas/AL

     O nome foi alterado no ano de 2017 após o conhecimento de uma lei que impossibilitava o uso do nome de pessoas vivas a entidades públicas, passando então a ter como patrona a filósofa, matemática e astrônoma Hipátia de Alexandria. Cuja dedicação e coragem em meio às perseguições de sua época são um exemplo de empenho para divulgação da ciência mesmo nos dias de hoje.

     Como membro do Projeto "O Clube de Astronomia da Minha Escola" (PCAME), o qual é coordenado pelo Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/AL), a SAHA vem contando com o apoio da equipe do OAGLL e da SEDUC no desenvolvimento de suas ações. Além da oferta de cursos de formação continuada, o OAGLL, na pessoa do professor Adriano Aubert sempre se demonstrou solícito às diversas demandas, como o auxílio na organização de eventos, mostras de paisagens astrônicas, planetário na escola, entre outros. Vale ressaltar o constante apoio inclusive em ações de iniciação científica com jovens, o qual já é realizado pelo OAGLL através do programa IniCiA (Iniciação Científica em Astronomia), mas que vem também estimulando ações dentro de cada clube formado nas escolas estaduais no estado de Alagoas.

     A partir disto, a SAHA vem estimulando o desenvolvimento de ações de pesquisa com jovens estudantes, valendo ressaltar a parceria firmada com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) no período de 2017 a 2019, onde possibilitou a alguns alunos pesquisadores conhecer um pouco mais sobre a pesquisa em meteoros. Ao mesmo tempo, também houve a organização de grupos de estudo em estrelas variáveis com alguns estudantes, de modo a aprofundar o conhecimento sobre o ciclo de vida das estrelas, além de possibilitar, em ambos os casos, a imersão dos alunos no método científico através de ações práticas.

Noite de observação em 2017

     Durante seu período de atuação o clube também atendeu a diversos jovens do município de Cacimbinhas-AL por meio da realização de atividades de divulgação, como oficinas, palestras e observações do céu noturno e diurno, incluindo o acompanhamento de eclipses e do trânsito de Mercúrio. Assim, o clube não se limitou aos muros da escola, mas também desenvolveu atividades em algumas comunidades do município de Cacimbinhas-AL, permitindo o ensino de astronomia de maneira prática e informal em vários ambientes. 

     No ano de 2015 tivemos a oportunidade de participar de nosso primeiro encontro externo, o Encontro de Astronomia do Nordeste que foi realizado em Aracaju-SE. Na ocasião foi apresentado um dos primeiros projetos extensionistas do clube, no qual foi elaborado um pequeno jornal destinado à divulgação da astronomia junto à comunidade escolar. O jornal tinha como foco estimular a produção textual dos estudantes ao mesmo tempo em que também contribuía com seu aprendizado voltado à astronomia. Mais tarde, foi então dado início à "Ágora News", revista que sucedeu o pequeno jornal do clube, porém mantendo o mesmo foco em um ensino interdisciplinar entre Astronomia e Língua Portuguesa.

Capa de episódio de "As aventuras de Nick e Carl"
     Porém, com a chegada da pandemia as ações da SAHA foram severamente prejudicadas em virtude do isolamento social. Diante desta realidade buscou-se utilizar o tempo que teríamos com a comunidade para produção de materiais de apoio ao ensino de astronomia, o que resultou na criação de um pequeno jogo de trilha que apresenta o desenvolvimento da exploração espacial desde o Sputinik 1 até a sonda New Horizons. Além da sequência de vídeos animados intitulada "As aventuras de Nick e Carl", o qual abordou um estudo sobre estrelas e constelações.

     Com isso, apesar de seus altos e baixos, o clube vem continuando com suas atividades e projeta-se o retorno das noites de observação e desenvolvimento de oficinas e palestras, em especial aquelas destinadas à preparação dos estudantes para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Também vale destacar, que a experiência trazida pelo PCAME através das ações da SAHA possibilitaram a criação da eletiva de "Fundamentos em Astronomia" junto a duas turmas do Novo Ensino Médio, o que permitirá uma maior divulgação desta ciência milenar junto às novas gerações.

Registros das atividades

Apresentação de trabalho durante o XV EANE (2015)

Participação no I EnCAAL com recebimento dos telescópios cedidos pelo OAGLL/SEDUC (2016)

Oficina de construção de tripés para telescópios (2016)


Noite de observação na Pça. José Caetano de Moraes (2016)


Observação do eclipse solar parcial (2017)

Organização de um Clube Messier dentro da SAHA (2018)


Registro do trânsito de Mercúrio (2019)

Participação na Caravana da Educação (2021)


Oficina de determinação da massa da Terra (2022)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª OVL - Observação Vespertina da Lua

Semana do Asteroide 2024

Semana Valentina 2018