Realização de oficina de medição da massa da Terra

     No dia 04 de janeiro realizamos na Escola Estadual Muniz Falcão uma oficina destinada à medição da massa da Terra com uso de um pêndulo construído feito a partir de uma corda de nylon e um parafuso. O encontro foi coordenado pelo professor Jenivaldo Lisboa, o qual apresentou sobre algumas tentativas anteriores de se medir a massa da Terra por meio do uso de balanças de torção e pêndulos.

     Isto ocorre devido ao fato de que a força gravitacional de um corpo está relacionada com a sua massa, de maneira que como o período de um pêndulo depende da aceleração gravitacional do planeta, conforme pode ser observado na equação abaixo, podemos então usar o tempo de 1 oscilação do pêndulo para calcular esta aceleração e, em seguida, aplicar o resultado para o cálculo da massa da Terra.

     Após calculada a aceleração gravitacional da Terra, o valor foi usado na equação abaixo para determinação da massa.

Cálculo realizados:

     Para determinação do período contamos o tempo de 10 oscilações, o qual resultou em 20,25 s, sendo o valor dividido por 10 para permitir a verificação do período de uma oscilação.

     O valor foi usado na equação a seguir para que se determinar a aceleração da gravidade.

     Em seguida, a aceleração gravitacional calculada foi usada para a determinação da massa da Terra, conforme os cálculos abaixo:

     Assim, por meio do uso do pêndulo alcançamos um valor de massa próximo daquele descrito no artigo na edição de Junho/2020 da ROAGLL (Revista do Observatório Astronômico Genival Leite Lima), possuindo um percentual de erro de apenas 2,51%.



escrito por Mariana Rodrigues da Silva
Aluna monitora do Projeto Professor Mentor

revisado por Jenivaldo Lisboa de Araújo
Professor Mentor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª OVL - Observação Vespertina da Lua

Semana do Asteroide 2024

Semana Valentina 2018