6 anos da Sociedade Astronômica Hipátia de Alexandria

     A Sociedade Astronômica Hipátia de Alexandria (SAHA) nem sempre teve este nome, sua fundação ocorreu em 28 de março de 2015 na Escola Estadual Muniz Falcão (Cacimbinhas/AL) através do projeto "O Clube de Astronomia da minha Escola" do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL). Na ocasião recebeu o nome de Clube de Astronomia Valentina Tereshkova (CAVT), nome que foi escolhido pelo fato de que no mês de março/2021 ocorria a Semana Valentina, uma homenagem à todas as mulheres que contribuíram com a astronomia e astronáutica durante a história e que carregava o nome da primeira mulher a ir ao espaço, a cosmonauta Valentina Terehskova.

Formação do CAVT - 2015

     Com a sua fundação, o clube pode contribuir na divulgação, ensino e pesquisa em astronomia junto a toda a comunidade escolar, atendendo a alunos da rede estadual e também a jovens de outras escolas através da realização de noites de observação do céu, realização de oficinas e seminários, participação em minicursos e eventos relacionados à astronomia, entre outras atividades. Neste percurso destaca-se a criação de um periódico para divulgação da astronomia, onde foi estimulada a produção textual por alunos da Escola Estadual Muniz Falcão, além da criação de canais de comunicação digital que possibilitaram a propagação do ensino de astronomia.

Evento "Procurando Vesta" - 2017

     Porém, como todas as coisas na vida, nem sempre tudo ocorre conforme o esperado e nesta caminhada também tivemos nossas dificuldades, havendo seus altos e baixos. Mas temos que comemorar esta data, afinal são 6 anos de ações em prol da melhoria da qualidade de ensino na rede estadual de Alagoas. Neste sentido, também lembramos de agradecer a todos aqueles que nos apoiaram e incentivaram a continuar, podendo-se citar neste caso a equipe do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, em especial o prof. Adriano Aubert que atuou como um pilar importante nesta trajetória, e a todos os clubes que fazem parte do projeto "O Clube de Astronomia da minha Escola" e seus professores coordenadores.

     Também devemos especial agradecimento a equipe da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL) a qual promoveu a aquisição e concessão de telescópios, binóculos e apontadores laser destinados à observação do céu. A equipe do CLAM (Clube de Astronomia de Maceió) que tem fornecido considerável suporte em muitos momentos, assim como o pessoal do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca que sempre foram muito solícitos no agendamento de atividades com alunos de nossa escola.

Primeiro EnCAAL com entrega dos telescópios - 2016

     Agradecemos também à Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) pela parceria, à toda equipe da Escola Estadual Muniz Falcão que vem nos acolhendo como parte da instituição e permitindo a realização das atividades em suas dependências, à LINNEA (Liga Norte-Nordeste de Astronomia) pelo apoio e suporte na caminhada e, enfim, a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a chegada deste dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontro sobre as escalas do Sistema Solar

Realização de estudo fotométrico sobre eta Aquila

Observação Solar em comemoração ao Dia Nacional da Astronomia