6 anos da Sociedade Astronômica Hipátia de Alexandria
A Sociedade Astronômica Hipátia de Alexandria (SAHA) nem sempre teve este nome, sua fundação ocorreu em 28 de março de 2015 na Escola Estadual Muniz Falcão (Cacimbinhas/AL) através do projeto "O Clube de Astronomia da minha Escola" do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL). Na ocasião recebeu o nome de Clube de Astronomia Valentina Tereshkova (CAVT), nome que foi escolhido pelo fato de que no mês de março/2021 ocorria a Semana Valentina, uma homenagem à todas as mulheres que contribuíram com a astronomia e astronáutica durante a história e que carregava o nome da primeira mulher a ir ao espaço, a cosmonauta Valentina Terehskova.
Formação do CAVT - 2015 |
Com a sua fundação, o clube pode contribuir na divulgação, ensino e pesquisa em astronomia junto a toda a comunidade escolar, atendendo a alunos da rede estadual e também a jovens de outras escolas através da realização de noites de observação do céu, realização de oficinas e seminários, participação em minicursos e eventos relacionados à astronomia, entre outras atividades. Neste percurso destaca-se a criação de um periódico para divulgação da astronomia, onde foi estimulada a produção textual por alunos da Escola Estadual Muniz Falcão, além da criação de canais de comunicação digital que possibilitaram a propagação do ensino de astronomia.
Evento "Procurando Vesta" - 2017 |
Porém, como todas as coisas na vida, nem sempre tudo ocorre conforme o esperado e nesta caminhada também tivemos nossas dificuldades, havendo seus altos e baixos. Mas temos que comemorar esta data, afinal são 6 anos de ações em prol da melhoria da qualidade de ensino na rede estadual de Alagoas. Neste sentido, também lembramos de agradecer a todos aqueles que nos apoiaram e incentivaram a continuar, podendo-se citar neste caso a equipe do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, em especial o prof. Adriano Aubert que atuou como um pilar importante nesta trajetória, e a todos os clubes que fazem parte do projeto "O Clube de Astronomia da minha Escola" e seus professores coordenadores.
Também devemos especial agradecimento a equipe da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL) a qual promoveu a aquisição e concessão de telescópios, binóculos e apontadores laser destinados à observação do céu. A equipe do CLAM (Clube de Astronomia de Maceió) que tem fornecido considerável suporte em muitos momentos, assim como o pessoal do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca que sempre foram muito solícitos no agendamento de atividades com alunos de nossa escola.
Primeiro EnCAAL com entrega dos telescópios - 2016 |
Agradecemos também à Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) pela parceria, à toda equipe da Escola Estadual Muniz Falcão que vem nos acolhendo como parte da instituição e permitindo a realização das atividades em suas dependências, à LINNEA (Liga Norte-Nordeste de Astronomia) pelo apoio e suporte na caminhada e, enfim, a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a chegada deste dia.
Comentários
Postar um comentário