Eclipse Lunar Total

Animação mostrando as fases do eclipse lunar

No próximo dia 04 de abril haverá um Eclipse Lunar Total, momento em que a Lua passa pela região conhecida por "umbra" (trata-se de um cone de sombra da Terra), tornando-se total ou parcialmente invisível durante alguns minutos.
O evento deverá ter início às 12:06:41, com uma duração prevista de 04m43s para fase total, 03h29m00s para fase umbral e 05h57m32s para fase penumbral.
Para entender melhor, é importante saber que durante o eclipse lunar, a Lua passa por duas fases: a fase umbral e a penumbral. A fase penumbral ocorre quando a Lua passa pela penumbra formada pela sombra da Terra, sendo, em geral, pouco perceptível, onde há uma pequena variação no brilho do satélite. Todavia, ao começar a passar pela região da umbra, o eclipse passa a ser melhor notado, havendo o escurecimento de um dos lados da lua.
Esquema de eclipse lunar
Na medida em que o movimento do satélite continua, a Lua vai escurecendo, podendo chegar ao eclipse total por um espaço curto de tempo, enquanto ela permanece na região da umbra, onde não há iluminação alguma do Sol.
Para o eclipse do dia 04 de abril, o Centro de Divulgação da Astronomia da USP informa que só os lugares situados nas regiões mais claras do mapa poderão enxergar o evento.


Locais passíveis de visualização do eclipse lunar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontro sobre as escalas do Sistema Solar

Realização de estudo fotométrico sobre eta Aquila

Observação Solar em comemoração ao Dia Nacional da Astronomia